Robótica Educacional

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google Plus

A robótica educacional como matéria de ensino, visa, portanto, preparar jovens e adultos para montar

mecanismos robotizados simples baseados na utilização de “kits de montagem”, fornecendo assim noções de robótica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs. Em resumo, incentivar a criação, o desenho, o desenvolvimento, a programação e a utilização de um robô, que está intimamente interligada com a solução de problemas do “mundo real”, podendo dar a cada um deles um embasamento sólido para o desenvolvimento de seus próprios projetos.

Conheça as vantagens Pedagógicas da Robótica educacional:

  • Propicia à imaginação do aluno o desenvolvimento do potencial criativo através de atividades que permeiam uma melhor compreensão do mundo tecnológico que a cerca e que permitam também compreender a importância da ciência na vida diária;
  • Facilita a aprendizagem da ciência, despertando o interesse e a motivação infantil para que elas descubram o valor funcional de uma “Ciência Palpável” (a tecnologia) facilitando posteriormente a aquisição de conhecimento de maior complexidade;
  • Forma no aluno atividades favoráveis à troca e a inovações em ambientes tecnológicos interdisciplinares, através dos quais adquire cultura da eficiência e produtividade;
  • Propõe que os alunos adiquiram procedimentos e atividades científicas, datando-lhes de rigor metodológico e flexibilidade intelectual, alimentando-se em sua capacidade de aprender a aprender;
  • Permite que o(a) aluno(a) tenham um melhor entendimento das relações que existem entre os avanços científicos, tecnológicos e os recursos humanos ao longo da história, compreendendo assim o valor acumulativo da ciência. Com alguns dispositivos tecnológicos de inventos antigos, transmitem seus valores ao integrar-se com outros inventos mais recentes;

    Desenvolve hábitos e atitudes favoráveis ao trabalho organizado em tarefas onde esteja associado “saber” com o “saber fazer”, para que possa definir os conceitos de acordo com sua função dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Propicia a valorização do trabalho em grupo ao resolver situações problemáticas tecnologicamente reais, atuais e com significados que podem ser contextualizados com a realidade local.

 


BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates